sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Tipologia Textual 1 - Introdução

Existem basicamente três tipos de texto: descrição, narração e dissertação. De maneira simples, poder-se-ia dizer que a descrição é o registro de características de objetos, de pessoas, de lugares; a narração é um relato de fatos contados por um narrador, envolvendo personagens, localizadas no tempo e no espaço; e a dissertação é a expressão de opinião a respeito de um assunto Na prática, não é simples assim: esses tipos de texto se misturam. É possível a identificação de elementos descritivos, narrativos e dissertativos num mesmo texto, com predomínio de uns ou de outros. O relato de uma viagem, por exemplo, poderá ser predominantemente narrativo, mas também incluir descrições de pessoas e lugares visitados e ter como fecho uma reflexão sobre a importância do lazer na vida das pessoas, um elemento dissertativo, portanto.

Mostrarei, resumidamente, como os tipos de textos se apresentam. Pra começar, existem os textos literários e os não-literários. Vejamos como eles se distribuem:


TEXTO LITERÁRIOTEXTO NÃO-LITERÁRIO
Expressa a opinião pessoal do autor que também é transmitida através de figuras, impregnado de subjetivismo. Ex.: um romance, um conto, uma poesia...

Palavras-chave:
Conotação Figurado, Subjetivo Pessoal
Preocupa-se em transmitir uma mensagem da forma mais clara e objetiva possível. Ex.: uma notícia de jornal, uma bula de medicamento.



Palavras-chave:
Denotação Claro, Objetivo Informativo





Um comentário:

  1. Muito obrigada profº Thiago! me ajudou bastante excelntíssima introdução !

    ResponderExcluir